segunda-feira, 29 de março de 2010

Escola Effata - Primeiro Dia




No dia 21/03 tivemos o nosso primeiro dia de aula da Escola EFFATA – Formação de Intérpretes 2010, atividade organizada pela Pastoral dos Surdos Regional Sul1.

A programação do dia foi intensa, iniciando com a oração inicial e abertura oficial realizada pelo Coordenador da Regional Sul1, Laerte Tavares – Surdo. Em seguida, a primeira atividade foi a Oficina de Expressão Corporal, ministrada pelo Ator e Professor Surdo, Rimar Romano Segala, onde foram trabalhadas dinâmicas de exploração e expansão corporal. Esta oficina marca a importância de que cada pessoa conheça seu próprio corpo e suas potencialidades, haja visto que, na Língua de Sinais, é o “corpo que sinaliza”.

Muito rica também foi a aula ministrada pelo Professor André S. Silva: Espaço Virtual na Interpretação – Criando ambientes propícios à narrativa. Nesta aula, trabalhamos uma perspectiva visual de construção e relação espacial entre elementos dentro de uma narrativa, explorando, de maneira prática, os conceitos abordados.

Após o apetitoso almoço, sendo apresentada uma proposta de Roteiro de Tradução pelo Coordenador dos Intérpretes Regional Sul1, Odirlei Faria, seguimos para a divisão de grupos onde foram distribuídos textos bíblicos relacionados às parábolas, para que fossem aplicados os conceitos vistos na parte da manhã. A riqueza destes momentos foi única, pois, embora cada um trouxesse seu conhecimento acerca da Língua de Sinais, todos se abriram para novas experiências e perceberam que uma perspectiva visual de relação entre os elementos, que não segue e estrutura da língua portuguesa, torna muito mais claro e fiel o discurso em Língua de Sinais.

Ao término das atividades, foram filmados um representante de casa grupo sinalizando a tradução elaborada. Estiveram presentes orientando os grupos os Professores e Intérpretes : Claudia Nagura – Surda, Moryse Saruta – Surda, Ana Paula Xavier, Mauricio Gut e Odirlei Faria.

Registramos, com muito carinho, a presença e participação efetiva de nosso Coordenador Nacional da Pastoral dos Surdos, José Carlos – Surdo, de Londrina.

Importante é lembrar que estão participando da formação Darlene, Elizabeth e José Carlos, Surdos que nos procuraram no desejo de aprofundar a Língua de Sinais e sua Tradução para as atividades litúrgicas e pastorais. Que Deus envie mais e mais Surdos Tradutores para a Pastoral dos Surdos !!!

As atividades foram concluídas com a celebração da Santa Missa presidida pelo nosso amigo, Frei Aliberti.

Aguardamos ansiosos a próxima aula em 18/04.

A todos, grande abraço ... e, sempre, sempre : para Deus, o melhor !!!


Odirlei Faria

Coordenador dos Intérpretes

Pastoral dos Surdos / Regional Sul1


Nenhum comentário:

Postar um comentário